☛ Definição:
Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.). O Mapa de Risco é elaborado tendo como base a planta baixa ou esboço do local de trabalho, e os riscos são definidos por diâmetros dos círculos e possuindo cores de acordo com o risco presente.
☛ Objetivo:
O Mapa de Risco tem como objetivo informar os funcionários e terceiros dos riscos ambientais existentes nos ambientes de trabalho, de maneira a facilitar a sua visualização, para que sejam tomadas as medidas necessárias de proteção.
☛ Fundamento Legal:
- Norma Regulamentadora nº5 da Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978.
☛ Obrigatoriedade:
Devem elaborar o Mapa de Risco as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.