Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT

 Conceito:

A SIPAT é uma semana na qual a empresa proporciona aos seus colaboradores momentos de informações a respeito de prevenção e conscientização quanto a segurança e prevenção de acidentes no trabalho. Durante a semana são realizadas atividades envolvendo os empregados com o objetivo de promover a conscientização, em geral com foco em um tema definido anteriormente. Entre as atividades estão palestras, treinamentos, avaliações medicas, atividades lúdicas, entre outras.

   Objetivo:

A SIPAT tem como objetivo transmitir informações e conhecimento aos funcionários através de palestras, treinamentos, informativos e atividades relacionadas a segurança do trabalho, visando a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

  Quais empresas devem organizar uma SIPAT?

Empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados, que possuam uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA.

 Fundamento Legal:

  • Norma Regulamentadora nº5 da Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978.