OS – Ordem de Serviço – NR Nº 1

 Definição:

A Ordem de Serviço (O.S) é um documento através do qual toda empresa que mantenha funcionários registrados, informa a estes, os riscos e os agentes nocivos à sua saúde presentes em seu ambiente de trabalho ou na realização de suas atividades laborais. Na Ordem de Serviço consta o nome, a função e o setor de trabalho em que o funcionário desenvolve suas atividades. Também consta na mesma um breve descritivo das atividades, os riscos de exposição e as medidas preventivas adotadas pela empresa, as proibições e obrigações do funcionário com relação a segurança do trabalho e normas internas.

 Objetivo:

A Ordem de Serviço tem como objetivo informar os funcionários de suas atividades, os riscos ambientais que está exposto durante o trabalho, as medidas de proteção existentes, seus deveres e proibições durante a jornada de trabalho com relação as normas de segurança e saúde no trabalho. Também informar sobre as penalidades que podem incorrer caso não cumpram o estabelecido na Ordem de Serviço.

 Fundamento Legal:

  • Norma Regulamentadora nº1 da Portaria MTb n.º 3.214, de 08 de junho de 1978.

 Obrigatoriedade:

Devem elaborar a Ordem de Serviço todas as empresas que admitam trabalhadores como empregados.